Publicidade - OTZAds

Consórcio de caminhão: principais informações para realizar a aquisição de um Caminhão 

Diferente do financiamento, obter um consórcio de caminhão possibilita investimento mais barato e melhores chances de compra. Afinal, quanto custa um caminhão? Muita gente tem o sonho de adquirir este tipo bem. Porém, essa tarefa não é nada fácil. Na maioria das vezes, por não ter a quantia necessária para a compra, as pessoas acabam cedendo a empréstimos bancários que cobram taxas altíssimas. Uma solução para isso é o consórcio contemplado de caminhão, que estipula um valor de investimento. Apesar de ser conhecido no Brasil, este assunto gera dúvidas. Por isso, confira o artigo a seguir!

Consórcio de caminhão pode ser a melhor estratégia na hora de realizar uma compra | Foto: Freepik

Publicidade - OTZAds

Como funciona um consórcio de caminhão 

O primeiro ponto sobre um consórcio de caminhão é que não há preocupação com os juros. Contudo, algumas taxas podem surgir para serem pagas de acordo com a administradora. Além disso, a entrada é opcional, o que te dará autonomia para se planejar da forma que melhor se ajustar ao seu bolso.

Dentro de uma empresa de consórcio existem os grupos que, em geral, são classificados em duas categorias: em formação ou já formados. Você precisa estar em um deles para escolher entre dar um lance ou participar dos sorteios oferecidos pela administradora. Independente do grupo que você se inscrever, os direitos são iguais para todos os membros. Normalmente, os administradores oferecem de imediato alguns modelos de caminhões para o cliente escolher o que mais agradar. Todavia, são apenas referências para o valor que será cobrado na carta de crédito. Ao ganhar o consórcio, a pessoa poderá escolher o modelo que preferir.

Melhores formas de fazer um consórcio 

Um consórcio de caminhão parte do mesmo princípio que os outros mais convencionais, como carro e casa própria. A forma mais usada é por meio de sorteios. Uma das vantagens se dá pelo fato de que as parcelas mensais não são altas e é necessário investir pouco dinheiro até a contemplação. Apesar disso, o sorteio é o modo menos rápido. Afinal, você vai precisar de muita dedicação e paciência até ser contemplado.

Se você tem pressa e não pode aguardar o tempo de sorteio, não se preocupe. Também existem a opção de lance. Hoje em dia, um administrador de consórcio possui vagas de grupo em andamento e histórico de contemplação dos últimos meses. Sendo assim, é necessário encontrar um plano de consórcio dentro do prazo que tenha a parcela ideal para o seu orçamento mensal.

Publicidade - OTZAds

Em caso de extrema urgência, há uma última alternativa: a compra de uma carta de crédito que já foi contemplada. Apesar da transferência ser imediata para a utilização, essa opção é mais cara que as outras citadas, porque paga-se tudo o que já foi gasto na cota. Além disso, quem vende irá cobrar o ágio, que corresponde ao lucro de um consórcio contemplado. Ainda assim, tudo isso sairá mais barato que um financiamento.

O que levar em conta na hora de escolher um consórcio? 

Uma das maiores preocupações na hora de realizar um consórcio é saber qual é o melhor e se vale mesmo a pena. De certa forma, antes de tudo, é necessário pesquisar a reputação da administradora. Pesquise inclusive os preços, prazos e taxas cobradas. Lembre-se também de fazer uma busca e descobrir se essa empresa está autorizada a fornecer esses serviços. Essas e outras informações podem ser consultadas pelo site do Banco Central.

Inclusive, você já ouviu falar do BACEN? É quem fiscaliza todas as atividades de uma empresa de consórcio. Ao realizar sua pesquisa, você evita ser enganado e contratar uma empresa fraudulenta. Além do mais, o site do Banco Central oferece um ranking de consórcio, com histórico de reclamações já solucionadas. Isto é, mostra se a empresa é bem colocada e possui boas avaliações dos seus clientes.

Pagamento de parcelas 

Uma das vantagens de se realizar um consórcio é o preço das parcelas. Como dito anteriormente, essa é a forma mais barata de comprar um caminhão. As parcelas são feitas de acordo com a administradora. São valores mensais que após o término somam o valor da carta de crédito e, assim, conseguem a contemplação. Entretanto, cada consórcio possui suas diferenças e taxas. Por esse motivo, os valores podem variar.

Contemplação 

Sem dúvidas, a contemplação é o momento mais aguardado pelos consorciados. Para conseguir a contemplação da carta de crédito, você pode escolher entre fazer o pagamento mensal e aguardar o sorteio do seu grupo, fazer um lance ou de forma mais acelerada, comprar uma carta de crédito que já foi contemplada. Tudo vai de acordo com a sua necessidade. Esse processo é, de fato, importante e decisivo para a aquisição do bem.

Principais marcas no mercado 

Atualmente, existem muitas empresas que oferecem o consórcio de caminhão . A variação das marcas faz com que as pessoas tenham dúvidas na hora de escolher sua empresa. Entre algumas das melhores alternativas do mercado, estão: consórcio de caminhão Scania, consórcio de caminhão Volkswagen e consórcio de caminhão Mercedes. Mais uma vez, vale ressaltar: escolha sempre a empresa que melhor se adapta ao seu bolso e necessidade.

Publicidade - OTZAds

Quem pode fazer um consórcio de caminhão? 

Basicamente, em termos de burocracia, um dos principais requisitos para realizar um consórcio é ser maior de idade e ter os documentos pessoais em dia. Fora isso, basta escolher uma empresa e seguir as regras. É importante saber que os consórcios são indicados para quem deseja fazer a compra de um caminhão, renovar ou alterar uma frota.

Laudo de vistoria para caminhão 

Este é um tema importante para quem gosta e deseja comprar um caminhão. Uma vistoria veicular é uma tarefa comum. Mas você sabe como funciona? Em primeiro lugar, para fazer uma vistoria de caminhão, é necessário contratar uma empresa credenciada. Logo após, os peritos vão colher uma série de documentos relacionados ao caminhão como, por exemplo, equipamentos de segurança, verificação do cadastro nacional e assim por diante.

Depois que estiver tudo correto e avaliado, a empresa irá te apresentar o laudo de vistoria para caminhão. Esse serviço só pode ser feito por profissionais especialistas e é de extrema importância, afinal, garantir a segurança do veículo é fundamental na hora de dirigir seu caminhão.

Deixar uma resposta