Publicidade - OTZAds

Consórcio de carros: como funciona e qual a melhor opção para você?

É natural que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como funciona um consórcio de veículos. Muitas delas, pesquisam também: “como fazer um consórcio de carrosou “o que é consórcio de veículos“. Antes de tudo, é importante saber que o consórcio de carros é uma opção para quem está interessado em conseguir um veículo como investimento ou não. Ele oferece, basicamente, uma forma de financiamento para aqueles que desejam comprar um automóvel. O diferencial é que o consórcio de veículos apresenta características bem específicas, principalmente em relação ao parcelamento comum que há no mercado (o Crédito Direto ao Consumidor – CDC). Continue a leitura para saber mais sobre o consórcio de auto e como fazer um consórcio de carros

Publicidade - OTZAds


Saiba detalhes sobre como funciona um consórcio de carros | Foto: Freepik

O que é consórcio de veículos? 

O consórcio de carros está inserido na economia colaborativa, já que ele é formado por um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem e que se propõem a pagar parcelas mensais de um determinado valor durante um período específico. Essa organização de finanças promove o acesso mais fácil aos produtos e serviços, podendo servir para comprar um carro usado ou novo, diante de uma gama de planos de pagamento. Tudo isso através da base do valor da carta de crédito, das mensalidades e da quantidade de parcelas.

Como fazer um consórcio de carros? 

Antes de fazer um consórcio de carro, é essencial ter um planejamento para a compra, com o propósito de que as parcelas encaixem-se devidamente aos objetivos e necessidades do comprador. Isso deve ser feito de forma consciente, para não gerar arrependimentos futuros.

Publicidade - OTZAds

Após a realização dessa etapa, o interessado deve entrar em um grupo, seja em um recém criado, seja em um que já está em andamento. O pagamento necessário das mensalidades definidas no contrato do grupo deve ser cumprido para que, com esse valor, seja criado um caixa financeiro. Esse dinheiro acumulado será usado para fazer os sorteios mensais das cartas de crédito. Assim, o consorciado poderá, enfim, comprar o carro.

O papel das administradoras no funcionamento do consórcio é essencial. Elas são empresas especializadas na gestão das burocracias relacionadas ao consórcio, e também são responsáveis por reunir os consorciados, que são as pessoas interessadas em firmar o contrato. Além disso, elas organizam o recebimento das parcelas, a realização dos sorteios e a realização das reuniões, também chamadas de assembleias, que têm o objetivo de promover tais sorteios com a periodicidade prevista em contrato.

Diferencial de um Consórcio!

O diferencial de um consórcio de automóvel está nas vantagens que ele oferece, por exemplo: não é preciso pagar entrada; o processo para a contratação é mais simples; não há cobrança de juros e nem perda do poder de compra.

A sua duração muda de acordo com os planos de oferta não só da administradora, mas também do grupo em que você entrar. Por isso, é necessário paciência, pois pode demorar para que você receba o veículo. Para adiantar o recebimento do valor, é possível oferecer lances, como acontece em um leilão. Assim, o comprador utiliza algum dinheiro guardado para oferecer um lance no sorteio. As possibilidades de lance são: livres, fixos ou embutidos, a depender da especificidade da administradora.

Nessa lógica, mesmo que não haja a incidência de juros, a administradora cobra algumas taxas de gestão para que você entre no grupo, como a taxa de administração e a de fundo de reserva. As taxas do consórcio também variam de acordo com a administradora, sendo possível chegar aproximadamente ao valor de 25% do contrato. Sendo assim, é de extrema importância que você procure instituições confiáveis para administrar o seu consórcio e que tenham segurança jurídica e a autorização do Banco Central do Brasil para funcionar. Ademais, só assine o contrato depois de ler, entender e realmente concordar com todas as cláusulas registradas.

Publicidade - OTZAds

Melhor opção de consórcio de carros 

Agora que você sabe o que é consórcio de veículos, é possível que você esteja interessado em fazer um. Assim, é preciso entender quais são as taxas, as condições e os planos disponíveis para seu orçamento. Desse modo, é interessante ter o auxílio de uma consultoria de cartas de crédito, que irá explicar com detalhes como funciona um consórcio de carros e tirar todas as suas dúvidas.  

Nesse sentido, a Crédito Consórcio é uma das melhores consultorias para consórcio de carros do país. A empresa possui analistas qualificados para acompanhar o cliente em todo o processo até a contemplação. É uma startup que almeja levar a melhor oportunidade, o melhor preço de crédito e a melhor condição de pagamento para a compra do seu imóvel, automóvel ou serviço. Caso queira saber mais sobre como funciona um consórcio de veículos ou deseje tirar alguma dúvida sobre como fazer um consórcio de carros, Acesse o site e veja mais artigos! 

Um comentário

Deixar uma resposta