Consórcio de moto: veja como funciona e quais são as principais marcas

Consórcio de moto: veja como funciona e quais são as principais marcas

De acordo com a Fenabrave, federação que organiza as distribuidoras de automóveis no país, o número de vendas de motocicletas teve uma queda de vendas em 2020. Segundo mostra o índice, a retração foi em torno de 15,04%. Contudo, as marcas de motos no Brasil mais disputadas continuam sendo Honda e Yamaha. A queda do setor tem a ver com a situação econômica que o país enfrenta atualmente. Com o poder de compra menor, as pessoas têm que adiar os sonhos de comprar um veículo. Por esse motivo, o consórcio de moto pode ser a solução mais prática e segura.

Consórcio facilita a compra de motos | Foto: Anh Tran/Unsplash

Neste artigo, a Crédito Consórcio explicará o que é consórcio de moto, como esse serviço funciona e quais são as marcas de motos mais procuradas no Brasil. Confira!

O que é consórcio? 

Antes de tudo, você sabe o que é consórcio? O consórcio funciona como uma modalidade de aquisição em que pessoas, sejam físicas ou jurídicas, se unem em grupos para formar uma reserva de dinheiro. É como se fosse uma poupança, porém com um objetivo em comum: programar a aquisição de bens e serviços, como moto, carro, casa própria, viagem ou uma cirurgia. A cada mês um membro é contemplado com a carta de crédito, que geralmente ocorre por meio de sorteios ou lances.

O que é consórcio de moto? 

As motos são um dos bens móveis que podem ser adquiridos por meio do sistema de consórcio. É uma boa alternativa para as pessoas que desejam ter um tempo para se planejar financeiramente e programar com mais calma a compra do veículo. Além disso, com o alto preço dos itens materiais, esse é um meio de conquistar um sonho com mais garantia e segurança.

A modalidade também evita que a pessoa aja por impulso e adquira uma dívida ou prestações altas que não irão caber em seu orçamento. No consórcio de moto, as parcelas acompanham o valor de mercado do veículo, o que facilita o planejamento financeiro e o poder de compra dos membros do grupo. Além disso, você não paga juros ou entrada neste tipo de serviço.

Como funciona consórcio de moto? 

A formação de grupos é realizada por intermédio de uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Esse fator gera mais segurança para os consumidores. Como é a administradora que se responsabiliza pela melhor gestão do saldo de cada grupo e pela contemplação dos consorciados, escolher uma empresa especializada e séria faz toda diferença.

Em contato com a administradora do consórcio, você escolhe o plano que melhor atende seus objetivos e necessidades. Depois de decidir qual é a melhor opção para assinar o contrato do consórcio, a pessoa se torna um membro do grupo, ou melhor, um consorciado. A partir disso, recebe o número da cota da carta de crédito no grupo que será sua identidade durante as assembleias.

O valor escolhido na adesão ao plano vai ser parcelado no prazo do pagamento acertado no momento de fechamento do contrato. Como é feito o cálculo das parcelas? Basicamente, a conta corresponde ao valor total da carta de crédito, dividido entre as parcelas mensais. Quanto mais barata e prolongada for a parcela, mais tempo o consórcio durará. Nesse tipo de serviço, o valor da moto é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem com o pagamento de parcelas mensais ao longo desse período, que pode durar um, dois ou mais anos.

Quando a administradora reúne a quantidade mínima de adesões, a primeira assembleia é realizada. Depois disso, acontecem outras mensalmente para realizar as contemplações. Existem duas formas de o integrante ser contemplado: sorteio ou lance. Até o fim do contrato, todos os consorciados vão receber a carta de crédito (dinheiro) para realizar sua compra.

Principais marcas de moto 

O mercado brasileiro de motocicletas conta com ótimos representantes. As principais marcas de motos do mundo vendem seus modelos por aqui. Há opções para todos os gostos, estilos e necessidades financeiras. Entre as marcas de motos no Brasil, pode-se citar alguns exemplos: Honda, Yamaha, Shineray, BMW, Kawasaki, HAOJUE, DAFRA, Harley Davidson, Ducati, entre outras.

Apesar de muitas delas entrarem no mercado brasileiro com força e, inclusive, com motos específicas feitas para as necessidades do nosso país, elas não são genuinamente produzidas no Brasil. Dentre as marcas citadas, existem duas que dominam o mercado brasileiro: a Honda e a Yamaha. Até o início de 2021, os números apontavam a liderança da montadora japonesa Honda, com 76,8% de participação, seguida da também japonesa Yamaha, com 18%. As duas empresas, além de comandar o mercado, também realizam e apresentam boa influência no sistema de consórcios. A seguir, confira o TOP 10 nas vendas, divulgado pelo Estadão:

  1. Honda CG 160 – 269.226

  2. Honda Biz – 139.485

  3. Honda NXR 160 Bros – 101.177

  4. Honda Pop 110i – 82.877

  5. Honda CB 250F Twister – 28.629

  6. Honda PCX 150 – 26.659

  7. Yamaha Fazer 250 ABS – 23.655

  8. Yamaha Factor 150 – 22.609

  9. Yamaha XTZ 150 Crosser – 21.652

  10. Yamaha XTZ 150 Crosser – 21.652

Honda 

A Honda, que tem como seu slogan para a venda de motos “O legado e o espírito Honda sobre duas rodas. Conheça o Poder da Liberdade”, é uma das mais importantes marcas do mundo e a que mais vende no Brasil. No ranking das 10 motos mais vendidas no país em 2021, a marca japonesa ocupa as seis primeiras posições, com modelos diferentes e que atendem a todos os gostos. Em meio aos diversos modelos da marca de moto, a Honda CG 160 foi, mais uma vez, a mais vendida. A moto apresenta cinco versões, da mais básica (Start) até a mais esportiva (Titan S). Atualmente, ela costuma ser a primeira escolha para quem procura uma marca de moto.

Yamaha 

A Yamaha, 2° lugar no ranking de venda de marcas de motos no Brasil. Assim como a Honda, apresenta diversos modelos. Entre as mais vendidas da marca, a Yamaha Fazer 250 ABS se destaca ocupando o 7° lugar. Esse modelo tem motor de 250cc, biocombustível e freio ABS de série. Além disso, apresenta um visual moderno e esportivo. 

 

Um comentário

Os comentários estão encerrados.