Consórcio imobiliário: 6 vantagens de realizar o consórcio de imóveis

Consórcio imobiliário: 6 vantagens de realizar o consórcio de imóveis 

Para muitas pessoas que têm o sonho de realizar uma grande compra, mas não têm condições de pagá-la à vista, o consórcio é a solução. Um deles é o consórcio imobiliário, uma forma mais prática e menos burocrática de adquirir um imóvel. A opção é bastante atrativa para quem quer comprar imóveis, seja para investir ou para realizar o sonho da casa própria. Confira mais sobre o consórcio de imóveis e quais são suas vantagens. 

Descubra se consórcio imobiliário vale a pena | Foto: Unsplash

O que é consórcio de imóveis? 

Consórcio é uma modalidade de compra na qual pessoas que têm o mesmo interesse de aquisição se unem na construção de uma poupança comum, o que viabiliza que todos tenham acesso em algum momento a seu bem de interesse. No caso de um consórcio de imóveis, os bens em questão são os imóveis. Por meio dessa modalidade de compra, o interessado paga uma quantia mensal ao consórcio definida em um contrato e ao longo de um período estipulado ocorrem sorteios mensais. 

A cada sorteio, um participante é contemplado com a carta de crédito. Com ela em mãos, os compradores podem adquirir o imóvel desejado. É importante ressaltar que todos os participantes do consórcio que pagam suas parcelas em dia podem participar dos sorteios e que todos serão contemplados com a carta de crédito até o fim do contrato.

Quais as vantagens do consórcio de imóveis? 

As vantagens que essa modalidade de compra oferece são grandes, o que faz com que muitas pessoas a utilizem para adquirir seus imóveis. De acordo com uma pesquisa da ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), no primeiro bimestre de 2020, um a cada cinco imóveis no Brasil foi comprado por meio de consórcio. Então, veja algumas vantagens em escolher esse método!

Não existem juros 

Os juros são os pesadelos de muitos compradores, já que podem elevar o preço inicial de uma compra. Eles costumam aparecer em modalidades que requerem empréstimo de instituição financeira ou quando o comprador atrasa alguma parcela. Contudo, esse “pesadelo” não existe em um consórcio, dado que as cartas de crédito são financiadas pelo pagamento mensal dos consorciados, e não por uma instituição financeira alheia. 

Não é necessária uma entrada 

Mais uma vantagem atrativa. Na grande maioria dos financiamentos tradicionais, é sempre requerida uma quantia de entrada. A depender dela, podem ser alcançadas algumas condições mais favoráveis de negociação. Todavia, nem todos os interessados possuem esse montante, o que dificulta a adesão aos métodos tradicionais de financiamento. Pelo consórcio, não é preciso preocupar-se com isso, pois não é cobrada ou requerida nenhuma entrada. Essa vantagem favorece os interessados que não possuem grandes reservas. Por exemplo, aqueles que procuram o seu primeiro imóvel e que geralmente não podem gastar tanto dinheiro assim.

Menos burocracia 

O consórcio também viabiliza uma aquisição menos burocrática e mais prática, o que é um grande atrativo para quem está interessado. A análise costuma ser mais flexível do que em outros modelos de compra, o que aumenta as chances de autônomos e profissionais sem renda fixa serem aceitos no consórcio.

Inúmeras opções de planos 

As administradoras de consórcios costumam oferecer muitas opções de planos, o que permite encontrar o que melhor se adequa à sua realidade financeira. A própria carta de crédito pode ser no valor total do imóvel, ou representar apenas parte dele, por exemplo. Essa gama de opções facilita a organização financeira ao longo do processo.

Não há surpresas 

Uma preocupação muito comum em financiamentos é o surgimento de taxas ou juros surpresas, já que esses valores repentinos podem afetar o planejamento financeiro que estava sendo seguido. No entanto, quando falamos em consórcio imobiliário, no momento em que se assina o contrato já é apresentado o valor exato que será pago até o final.

É possível usar o FGTS 

Como se não bastassem todas as outras vantagens apresentadas, ainda é possível usar o FGTS no consórcio para lances, amortizações ou para quitar parcelas. Dessa forma, é possível antecipar o recebimento da carta de crédito.

O consórcio imobiliário vale a pena? 

Um consórcio imobiliário, como visto, oferece uma série de vantagens aos interessados em comprar um imóvel. No mais, é sempre interessante ler bem o contrato e negociar. Como foi dito, as administradoras de consórcios costumam ser bastante flexíveis e o interessado pode aproveitar para buscar condições ou planos mais favoráveis ao seu caso.

 

 

 

 

Deixar uma resposta