Consórcio: qual a função da carta de crédito?

Consórcio: qual a função da carta de crédito? 

É comum observar pessoas fazendo investimentos e empréstimos por meio de instituições financeiras de confiança. Mas, a maior parte da burocracia envolvida em todo o processo e os altos juros acabam afastando os clientes do seu poder de compra. Devido a isso, várias empresas de consórcio investem em compras conjuntas, que trazem benefícios tanto para a empresa prestadora dos serviços quanto para os clientes. Você sabe o que é carta de crédito e como fazer um consórcio? Siga a leitura para descobrir! 

Saiba aqui o que é carta de crédito FGTS | Foto: Freepik

O que é carta de crédito? 

A carta de crédito de um consórcio é o principal documento responsável pela obtenção do produto desejado, ou seja, é ela que determina se o consumidor vai ter acesso aos bens. Ela é, sem dúvidas, um documento indispensável, mas, para entender melhor o seu funcionamento, é necessário que algumas características desse sistema sejam explicadas. Além disso, também existe a carta de crédito individual e a carta de crédito associativo. Por curiosidade, conheça cada uma delas de acordo com informações disponibilizadas no site do FGTS.   

Carta de crédito individual 

É destinada à concessão de financiamentos diretamente a pessoas físicas, para aquisição, construção, conclusão, reforma, ampliação ou melhoria em unidade habitacional, ou para a aquisição de material de construção para construir ou reformar um imóvel residencial.

Carta de crédito associativo 

É destinada à concessão de financiamentos a pessoas físicas, integrantes da população-alvo do FGTS, contratados sob a forma associativa pelas entidades organizadoras, para construção de unidade habitacional, aquisição de imóvel usado resultante de processo de reabilitação urbana ou de lote urbanizado, ou aquisição de material de construção para construir um imóvel residencial. As áreas rurais só são contempladas para fins de reforma.

Saiba o que é um consórcio 

Antes de tudo, é primordial compreender em que consiste um consórcio e como ele funciona na prática. Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o consórcio é uma compra realizada por um grupo de indivíduos, os quais podem ser físicos ou jurídicos, com o objetivo de juntar dinheiro, no formato de poupança, para a compra de bens móveis, imóveis ou serviços. A seleção e organização do grupo de pessoas participantes é realizada por uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.  

Após escolher-se uma empresa e o produto em questão, o preço do bem escolhido é repartido igualmente entre todos que fazem parte do grupo, conseguindo, assim, ter um prazo fixo para o término do pagamento. O ciclo se repete até que todos os integrantes consigam o que desejam. Há, ainda, um sistema de recompensas, sorteios e outras formas de benefícios para quem participa, além de algumas vantagens que fortalecem e diferenciam tais compras por essa modalidade. 

Vantagens do consórcio (H3)

O parcelamento integral, a diversidade de estabelecimento dos prazos para pagamento, o poder de compra à vista e a flexibilidade do uso do crédito são fatores determinantes na hora de se escolher entre um financiamento comum de um banco ou uma empresa de consórcios. Por causa disso, muitas pessoas acabam preferindo investir a longo prazo, com uma maior isenção tributária, já que somente o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado – e seu valor permanece o mesmo do previsto antes da compra ser feita – para consolidar a manutenção do consórcio. Tudo isso acaba por atrair, principalmente, pessoas que não têm todo o dinheiro necessário para realizar determinada compra naquele momento.

Não pode ser deixado de fora o fato de que, em grande parte, os indivíduos que escolhem participar dos grupos de consórcios tendem a possuir menos dívidas, já que as taxas são indiscutivelmente menores das dos bancos normais. Isso vai ser explicado com mais calma mais à frente. 

A carta de crédito no consórcio (H3)

A carta de crédito é o documento que possibilita a contemplação dos bens e ajuda na contratação do consórcio, uma vez que funciona como um vale benefícios. Essa carta fica em posse do contratante do serviço e possui o valor correspondente ao produto desejado. Tal carta só é obtida por meio de um sorteio ou um lance e, normalmente, possui um prazo determinado anteriormente, que varia de acordo com o serviço, empresa etc. 

Todo mundo tem direito à carta de crédito? Não. Antes, torna-se indispensável ter a cota de um consórcio, ou seja, precisa-se ter definido o valor, objetivo e prazo de pagamento da carta. Após um tempo, permite-se um ajuste nesses aspectos da carta. No entanto, nem sempre o reajuste ocorre de forma imediata, uma vez que a carta de crédito depende de um lance (o maior valor atribuído ganha) ou de sorteios (dependendo exclusivamente da sorte). 

O que pode ser feito a partir da carta de crédito? Bem, não é possível adquirir tudo o que quiser, mas os itens como carros, casas, apartamentos e até alguns serviços, que possuem altos valores comerciais, são algumas opções. Por causa disso, fique atento a tudo que pode ser comprado e converse com a empresa envolvida para obter todos os detalhes.

As obras dos imóveis escolhidos não precisam estar necessariamente terminadas, já que a compra de terrenos também é permitida. Em relação aos veículos, é de escolha do comprador adquirir um novo ou seminovo, desde que esteja no valor pré-estipulado. 

Crédito Consórcio (H2)

A Crédito Consórcio é uma das melhores consultorias de cartas de crédito do país. Analistas qualificados acompanham o cliente em todo o processo, até a contemplação. Ou seja, é uma startup formada pelos melhores consultores de carta crédito do país. Se você quer o melhor preço de crédito e uma boa condição para a compra do seu imóvel, automóvel ou serviço, não deixe de conhecer mais sobre a empresa! 

Depois de entender o que é e como funciona a carta de crédito, caso ainda tenha dúvidas sobre como fazer um consórcio ou se houver interesse em participar de um grupo de consórcio, acesse o nosso site e preencha o formulário. Aproveite as melhores oportunidades para realizar o seu sonho. 

Um comentário

Deixar uma resposta