Consórcio: tudo o que você precisa saber!

Para muita gente, ter a casa ou o carro próprio é um sonho que parece muito distante. Assim, o consórcio surgiu para ajudar essas pessoas a alcançarem seus objetivos e hoje é uma das soluções mais utilizadas para adquirir bens. Você sabe o que é um consórcio? Sabe como fazer um consórcio? Existem alguns detalhes que merecem atenção antes de investir em consórcio, seja no consórcio de moto, seja no consórcio de imóveis. Assim, é preciso pesquisar bem para saber se ele é vantajoso para sua situação financeira atual.  Continue a leitura para saber como funciona um consórcio de carros, além dos diversos tipos de consórcio

O consórcio ajuda quem deseja comprar uma casa ou um carro | Foto: Freepik

No início da década de 1960, com a instalação da indústria automobilística no território nacional, e em decorrência da falta de crédito ao consumidor, o consórcio surgiu como opção de compra. Foi uma iniciativa de funcionários de um banco, com o objetivo de juntar o valor suficiente para a  aquisição de veículos por todos que participassem da arrecadação. Atualmente, existem vários tipos de consórcio, não apenas o de carros.

Você sabe o que é um consórcio? 

O consórcio contemplado é produto financeiro voltado à aquisição de bens de alto valor, como veículos e imóveis. Nos últimos anos, ele passou a ser usado também para a compra de serviços, por exemplo, tratamentos médicos ou pacotes de viagem.

No consórcio, o bem não é adquirido imediatamente, já que não se trata de um financiamento, mas de uma compra programada. O valor do produto é parcelado e o participante precisa esperar ser contemplado para ter acesso ao crédito.

Como funciona a contemplação? 

Todos os consorciados receberão sua carta de crédito para realizar a compra do bem até o final do pagamento das parcelas. Mas, como mensalmente o grupo tem dinheiro para conceder esse crédito a um número limitado de participantes, são realizados sorteios para decidir a ordem de recebimento.

Consórcio x financiamento 

A grande diferença entre consórcio e financiamento é que no consórcio não há cobrança de juros. Há correção do crédito (já que se assemelha a uma poupança), em que o bem ou serviço só poderá ser adquirido no momento da contemplação (que pode ocorrer na primeira ou na última parcela). No financiamento, há cobrança de juros anuais, mas o cliente adquire o bem imediatamente.

Quais as vantagens de um consórcio? 

Ausência de cobrança de juros 

O consórcio não tem juros. Apenas uma taxa de administração que é cobrada dos consorciados, sendo totalmente diluída nas prestações durante todo o prazo de pagamento.

Variedade de planos e prazos 

As administradoras de consórcio oferecem uma variedade de planos e prazos a fim de possibilitar ao consorciado a escolha do melhor consórcio de acordo com o seu perfil. Essa flexibilidade garante que você consiga planejar a compra, estruturando todos os seus planos conforme a sua condição financeira.

Poder de compra à vista  

A carta de crédito que o integrante recebe equivale à compra de um serviço ou bem à vista. Assim, no momento da compra, o consorciado tem um poder de negociação muito melhor, conquistando ótimos preços e muitos benefícios.

Baixos custos 

Como o consórcio não cobra taxa de juros, o valor da mensalidade é bem mais baixo quando comparado a outras modalidades de crédito.

Parcelamento integral 

O valor do consórcio é dividido de maneira integral pelo número de parcelas preestabelecidas na hora da adesão. Isso quer dizer que não há necessidade de pagar uma entrada em dinheiro.

Flexibilidade no uso do crédito 

Quando contemplado, o integrante pode escolher por comprar qualquer bem ou serviço que pertença à categoria do seu grupo, diferentemente de um investimento em previdência privada, por exemplo, ou de um financiamento.

Uso do FGTS 

No consórcio de imóveis, o participante pode utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para completar o valor do bem escolhido ou ofertar um lance.

Como fazer um consórcio? 

O primeiro passo para adquirir uma cota, é procurar uma administradora de consórcios, que são as empresas que organizam e administram grupos de consórcios, autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Após esse passo, é preciso verificar os planos disponíveis em cada empresa.

Como funciona um consórcio de carros? 

Um consórcio de carros pode durar entre um e oito anos. O modelo do carro é escolhido na contemplação, ao receber a carta de crédito. O dinheiro não é transferido para sua conta, a administradora fica responsável por fazer a compra. Se quiser, é possível mudar o modelo do carro. Caso opte por um modelo mais barato, poderá utilizar o restante do crédito para quitar as parcelas do consórcio, o IPVA ou o seguro. Porém, se escolher um modelo mais caro, você deve completar o restante com dinheiro.

Como funciona o consórcio de imóveis? 

O consórcio de imóveis pode demorar até 15 anos. Quando receber a carta de crédito, é possível comprar uma casa nova ou usada, um apartamento, um terreno, ou ainda utilizar para construção e reforma. Se a compra for mais barata do que o valor total da carta, poderá usá-la para quitar as parcelas do consórcio, o ITBI ou o registro do imóvel. Já se for mais cara, o restante deve ser completado em dinheiro.

Como funciona o consórcio de moto? 

O consórcio de motos dura entre dois e seis anos. Quando for contemplado, alguns contratos preveem a possibilidade de escolher qualquer modelo de moto.

É possível desistir de um consórcio? 

Se os seus planos mudarem, você pode desistir do consórcio quando quiser, basta comunicar a sua administradora solicitando o cancelamento do seu contrato, ou mesmo deixando de pagar as suas parcelas mensais.

Mas, é importante saber que, ao desistir do seu contrato, a sua cota será cancelada e você só poderá receber o valor pago (descontadas as taxas de administração, seguro e a multa contratual pelo cancelamento) depois de todos os cotistas serem contemplados, ou caso seja sorteado em alguma das assembleias mensais. 

Com essa matéria, você aprendeu o que é um consórcio e como fazer um consórcio, além de saber que existem diversos tipos de consórcio, como o consórcio de moto e o consórcio de imóveis. O consórcio é uma boa opção para as pessoas que não têm pressa, já que não existe uma data certa em que o participante terá o consórcio contemplado. É  um modelo de compra que já se provou muito confiável. Se você está pensando em investir em consórcio e mesmo assim ainda não está completamente confiante sobre o assunto, clique aqui e saiba mais

Um comentário

Deixar uma resposta