O que é consórcio contemplado e como funciona?

O que é consórcio contemplado e como funciona? 

Para muitas pessoas que desejam adquirir algum bem, mas não têm condições de pagá-lo à vista, ter o consórcio contemplado é uma grande alegria. No entanto, às vezes esse pode ser um processo demorado. Você sabe o que é consórcio contemplado e como ser contemplado no consórcio? É fato que cada contrato tem suas regras específicas. Aqui, você irá aprender 

 e saberá quando o consórcio é contemplado. Continue a leitura! 

Se você pesquisou por “consórcio como ser contemplado rápido”, leia aqui | Reprodução – VemConsórcios

O que é consórcio contemplado? 

O consórcio contemplado ocorre quando uma pessoa recebe o direito da sua carta de crédito antes do fim do pagamento. Por conseguinte, ela pode utilizar esse crédito para adquirir o bem desejado. Mas, vale lembrar que os integrantes do grupo só são contemplados por meio de sorteios ou lances, o que pode demorar a ocorrer. Caso você queira entrar em algum consórcio, é preciso ficar atento a algumas informações importantes. 

Como funciona? 

Para um consórcio ser criado, é necessário que um grupo esteja engajado em adquirir um bem ou serviço. O grupo pode ser formado por pessoas físicas ou jurídicas que estejam com a intenção de juntar a quantia necessária para investimentos ou aquisições de bens materiais. Essa quantia é autofinanciada, ou seja, cada membro terá uma parcela mensal.

A administradora pode levar algum tempo para reunir os integrantes e fazer a Assembleia da Constituição, isto é, a primeira reunião do grupo. Feita a reunião, cada colaborador irá precisar contribuir com uma cota, pode ser uma vaga ou uma transferência. Essa negociação é feita diretamente com a administradora e, só depois disso, é que são dados os direitos e obrigações do consorciado.

Após entrar em um grupo, cada integrante recebe uma cota que no futuro será usada para investimento pessoal. É importante lembrar que as prestações mensais não têm juros e os valores sofrem um aumento devido às taxas da administração e fundo de reserva.

Quando o consórcio é contemplado? 

Você deve estar se perguntando como ser contemplado no consórcio. A explicação é simples e pode ocorrer de duas formas:

Sorteio 

É feito um sorteio e o integrante sorteado sabe que é o ganhador por meio do número da cota sorteada. Esse número é dado aleatoriamente ao colaborador pela administradora, quando o grupo é formado. Os sorteios são feitos mensalmente, e o sorteado só poderá ter o crédito se tiver cumprido todas as obrigações.

Lance 

Essa modalidade ocorre depois do sorteio, e o ganhador é aquele que der o maior lance. O valor oferecido deverá ser equivalente a algumas parcelas já quitadas, isto quer dizer que o ganhador será aquele que tiver o maior número de parcelas adiantadas.

Como ser contemplado rapidamente? 

Existem algumas formas do colaborador conseguir acelerar o processo de contemplação. Uma delas é manter as parcelas em dia. Afinal, isso garante que o integrante é responsável a ponto de ganhar a carta de crédito, além de manter o financeiro da administradora em dia.

Outra forma eficaz é o consorciado conhecer bem o grupo em que está participando. Assim, é possível solicitar com a administradora um extrato com os últimos lances ofertados, inclusive com a informação da quantidade de vezes que o grupo é contemplado por mês. Em resumo, fazer uma pesquisa é um passo fundamental para qualquer triunfo.

O integrante também pode usar o lance embutido, no qual o colaborador sem dinheiro à vista pode fazer o pagamento do lance com a própria carta de crédito. Mas, no caso da não contemplação, essa mesma carta continuará intacta. Em todo caso, é importante verificar as regras da administradora.

Por último, ser persistente também pode ajudar. Afinal, nenhum consórcio pode dar a certeza exata da data da contemplação, mas isso não significa que é preciso desistir. Continuar tentando, informar-se constantemente e seguir as regras da administradora pode fazer com que a vitória chegue mais rápido.

Como comprar um consórcio contemplado? 

Ao querer comprar uma carta contemplada, é preciso entrar em contato com a administradora, pois a transferência não depende só do colaborador e do comprador. Se ambas as partes estiverem interessadas, a transação será mais fácil.

Antes de conceder a compra, vale ressaltar que existem alguns riscos, por exemplo, ser vítima de um golpe, pois a negociação feita por terceiros não garante que a carta será devidamente negociada. Por isso, entre em contato direto com a administradora para evitar qualquer tipo de aborrecimento.

 

Deixar uma resposta