Pular para o conteúdo
Início » Quem tem nome sujo pode fazer consórcio? Entenda! 

Quem tem nome sujo pode fazer consórcio? Entenda! 

O consórcio é uma das modalidades de crédito com mais adesão no Brasil. Para quem não tem renda alta, mas deseja adquirir bens mais valiosos, esse é um bom recurso, especialmente para os que não estão dispostos a enfrentar os juros de um financiamento. Porém, o nome sujo ou negativado pode ser, em parte, uma barreira, o que faz com que muitas pessoas se perguntem se quem tem nome sujo pode fazer consórcio. De acordo com o Crédito Consórcio, uma das melhores consultorias de cartas de crédito do país, o cliente consegue fazer o consórcio com nome sujo. Mas, se ele for contemplado, é preciso estar com o nome limpo para receber o benefício. Saiba mais.  

A crença de que para fazer consórcio precisa ter nome limpo não é verdadeira | Foto: Freepik

De um modo geral, o consórcio oferece bastante flexibilidade ao investidor, já que o negócio pode ser feito por, praticamente, qualquer pessoa interessada. Uma das exigências mais importantes é manter os pagamentos do investimento em dia. É comum que os contemplados passem por uma análise antes de receber a carta de crédito, mas o nome sujo não é, necessariamente, um empecilho. É possível contornar esse problema.

Como funciona o consórcio? 

O consórcio é um sistema de compra planejada que reúne pessoas que querem adquirir um bem ou serviço. Trata-se de uma modalidade de crédito mais planejada e segura. Esses grupos de pessoas, físicas ou jurídicas, são formados por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Chegada a hora da contemplação de crédito, o indivíduo recebe um crédito sem juros da administradora com o valor total do bem desejado. Mas, isso não significa que o processo acabou, pois o contemplado ainda não pagou completamente pelo bem. Nesse ponto entra em cena a análise de crédito, para saber se o cliente tem capacidade de continuar pagando o consórcio.

Nome sujo e análise não favorável 

Primeiro, é preciso identificar se de fato essa dívida procede, ou se é uma cobrança indevida. Caso a dívida se confirme, não há muitas opções. Será preciso quitá-la para não correr o risco de perder o consórcio. Caso a cobrança não seja reconhecida, é muito importante que o cliente verifique o seu CPF e procure a Justiça. 

Organização da vida financeira 

Digamos que o seu nome esteja sujo, mas você não quer abrir mão de tentar um consórcio. O planejamento financeiro será um elemento crucial para que você não se prejudique ainda mais. Não há empecilhos para uma pessoa com restrições aderir ao investimento. O crédito será analisado somente quando o cliente for contemplado e, até lá, é possível organizar-se financeiramente para deixar o nome limpo.

Não cancele o consórcio 

Pode acontecer que um evento inesperado surja e acabe com o controle das contas, mas isso não deve ser motivo de desespero, muito menos de cancelamento do consórcio. Cancelar o consórcio é algo que o investidor não deve fazer em hipótese alguma, principalmente porque o valor não é devolvido integralmente e pode haver cobranças de multas. Por isso, é fundamental que o cliente, já com o nome limpo, crie o hábito de poupar para manter o consórcio sem dor de cabeça.

Participação nas assembleias 

Com o nome sujo ou não, o cliente pode participar das assembleias normalmente. Porém, as mensalidades precisam estar em dia. Ou seja, o mais importante é cumprir com as despesas do consórcio. Geralmente, quem atrasa mais os pagamentos acaba tendo a cota retirada do sorteio de contemplação. Isso implica em mais tempo para conquistar o bem tão desejado. No final, tudo se resume a um bom planejamento financeiro. A ideia do consórcio é, justamente, permitir que o indivíduo possa investir dentro das suas condições.

Faça uma simulação com a Crédito Consórcio 

Se você pesquisou por: “posso fazer consórcio com nome sujo“, já sabe que sim. Se ainda restaram outras dúvidas ou se você quer saber mais sobre o assunto, acesse mais conteúdos pela página da Crédito Consórcio e faça uma simulação on-line de crédito para tornar o seu sonho realidade! Fale com profissionais especializados e não deixe que o nome sujo seja um impedimento para a realização do seu consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.