Com o consórcio você pode ter seu tão sonhando bem

Lembrando que consórcio difere de financiamento, ou seja, às duas são linhas de crédito. Porém, as mesma diferem já que no financiamento a instituição faz a análise do crédito junto ao seu CPF em bancos de dados para ver se pode ou não conceder o financiamento. Já, no consórcio você pode entrar em um grupo, este grupo é formado em união com outras pessoas, seja ela física ou jurídica e ambas as pessoas concorrem mensal mediante sorteio para a contemplação.

Imagem: br.freepik.com

Lembre-se que no consórcio você pode entrar em um grupo como novo negativado mais após a contemplação, você precisa estar com o nome limpo ou a depender da administradora de consórcio, precisará de um avalista o vulgo popularmente conhecido com fiador.

Algumas dúvidas devem surgir sobre o consórcio: vamos neste artigos explicar algumas delas

Administradora de consórcio: empresa autorizada pelo Bacen a fiscalizar e administrar grupos de consórcio.

Grupos de consórcio: formado pela administradora para administrar a contabilidade e saldo do grupo, o grupo é formado  em conjunto com pessoas físicas e jurídicas, ambas pessoas concorrem em igualdade no sorteio e lances.

Fica claro, dentro de uma administradora pode haver vários grupos de consórcio em que estes grupos não se mistura, seja em  cotas e, até mesmo na contabilidade, ou seja , no fundo deste grupo.

Tipos de grupo: existem duas categorias de grupos o grupo em formação, ou seja, grupo novo na qual ainda não teve nenhuma assembleia, o mesmo tem 90 dias para realizar a primeira assembleia, caso não haja a assembleia a administradora é obrigada a devolver os valores ao consorciado que comprou a cota no grupo.

E, o outro grupo de consórcio é chamado de grupo em andamento, na qual já ouve a primeira assembleia ou várias assembleias. Porém, a administradora continua vendendo cotas.

Cotas de consórcio: dentro de um grupo de consórcio a administradora limita a quantidade de pessoas que pode estar dentro de um grupo, ou seja, a administradora pode vender dentro de um grupo 600 cotas e, isso estará descrito no contrato. Cada cota dessa equivale a um número para sorteio.

Fica claro, que dentro de um grupo de consórcio uma única pessoa pode adquirir até 10% das cotas dentro de um único grupo de consórcio.

Pergunta deve surgir na cabeça das pessoas como que a empresa ganha dinheiro com o consórcio e a resposta está na taxa de administração, a empresa de consórcio cobrará dos seus consorciados um percentual em cima do crédito comprado, ou seja, se o crédito que você adquiriu é de 10 mil a administradora cobrará um percentual encima desses 10 mil.

Caso a empresa cobre 20% em cima do crédito no fim a pessoa que adquiriu a cota de consórcio, ou seja, o crédito pagará a administradora o equivalente a 12 mil reais. Parcelado pela quantidade de meses que o grupo tem ou que falta para acabar.

Algum pontos a serem esclarecidos, dentro de uma cota de consórcio existem algumas cobranças como a taxa de administração, a depender da administradora o seguro que é opcional ou obrigatório em algumas, o fundo de reserva que serve para resguardar o grupo contra desistências de alguns consorciados e o fundo comum que serve para garantir a contemplação de todos os consorciados mensais, fundo comum é o crédito contratado no caso os 10 mil em questão.

Outro ponto importante é as administradoras. Verifica se a mesma está registrada no Bacen e se é parceira da Abac, a Abac é a associação do consórcio. Contudo, lembre-se que existem algumas formas de contemplação a do sorteio e as dos lances.

Sorteio ocorre mensal e ambos os consorciados concorre em igualdade desde que esteja com a parcela em dia e, existe o lance a depender da administradora. Pois, cada uma tem um nome para o lance, o lance fixo , o lance livre ou o lance embutido. Onde pessoas que querem adiantar a sua contemplação dão lances em forma de percentuais ou parcelas.

O lance a maior ganha e poderá ter o seu crédito liberado para compra de um bem.

E por fim, lembre-se que o consórcio é uma linha de crédito e. não o bem em si, quando você adquire o consórcio você está adquirindo um ativo intangível que poderá ao ser contemplado ser transformado num ativo tangível, ou seja, ter seu bem que no caso seria sua moto ou carro semi novo ou zero km.

Lembre-se, não acredita em falsas promessas de contemplação ou pessoas que se passem por empresas de consórcio; Quando estiver cotando ou pensando e, adquirir uma cota de consórcio, faça o favor de ler todo o contrato e de jamais acreditar em contemplação no primeiro mês.

Ah se gostou do artigo, compartilhe com os amigos e familiares. Até!!!