Publicidade - OTZAds

Saiba quais são as vantagens de fazer um consórcio 

Saiba quais são as vantagens de fazer um consórcio 

Muitas pessoas passam a vida desejando comprar uma casa própria, um automóvel ou até mesmo realizar a viagem dos sonhos. Entretanto, nem sempre esse desejo se torna realidade. É por isso que a maior parte dos indivíduos caminha para uma solução prática e sem juros, a qual traz diversas vantagens: o consórcio. Confira, a seguir, o que significa consórcio e como fazer o seu!

Entenda as vantagens de realizar um consórcio | Foto: Freepik

Publicidade - OTZAds

O que significa consórcio? 

Antes de entender as vantagens, é necessário entender o que significa consórcio. De acordo com a empresa Crédito Consórcio, uma das melhores consultorias de cartas de crédito do país, o consórcio é uma forma de poupar dinheiro em grupo, sendo pessoa física ou jurídica. Dessa forma, o sistema será de uma compra planejada e que reúne pessoas com diferentes desejos, como comprar uma casa ou um carro, para concretizar essa vontade.

Porém, para além do significado de consórcio, é importante compreender que uma de suas características principais é ter um “fundo comum”, o qual é utilizado por todos os participantes. Chamado também por autofinanciamento, corresponde à ordem que é definida por sorteio e lance, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Como fazer um consórcio? 

Para dar início a sua participação no consórcio é necessário que o indivíduo saiba seu objetivo. Dessa maneira, entenderá o que escolher dentre a diversidade de produtos que são oferecidos por cada administradora de consórcio. Após a decisão de qual produto ou serviço deseja, a assinatura do contrato vem logo em seguida para que a pessoa seja identificada e se torne um consorciado em um grupo.

Depois dessa etapa, o indivíduo inicia os pagamentos das parcelas do consórcio. Assim, o cálculo é baseado na divisão entre o valor da carta de crédito pela quantidade mensal de pagamento. A taxa de administração cobrada pela empresa que irá coordenar todo o grupo é adicionada nesse montante.

Publicidade - OTZAds

Com a quantia de cada membro do grupo do consórcio, uma reserva é composta que, posteriormente, pode ser utilizada por cada integrante. Contudo, para utilizá-la, são realizados sorteios ou lances para que algum membro seja contemplado com essa poupança. O mesmo ocorre periodicamente, a fim de que todos recebam e consigam realizar seus desejos. Por fim, ao ser contemplada, a pessoa deve ter sua carta de crédito em mãos para facilitar o acesso ao produto ou ao serviço.

Qual a diferença entre um sorteio e um lance no consórcio? 

O sorteio tem o objetivo de definir a ordem de quem irá receber o crédito, já que o intuito é que o grupo todo consiga conquistar o que se deseja até o fim das parcelas. Em contrapartida, o lance oferece uma quantia que aumenta a possibilidade de ser contemplado mais rápido, ou seja, chegar rapidamente no objetivo almejado.

4 vantagens de participar de um consórcio 

Com isso em vista, é fácil entender como funciona um consórcio de carros, moto, imóvel, dentre outros. O consórcio pode ser a solução para concretizar determinados sonhos, principalmente com as vantagens que essa poupança em grupo oferece para os membros. Confira abaixo as quatro principais vantagens para participar de um consórcio: 

1. Facilidade no pagamento 

Um dos maiores destaques em relação às vantagens de um consórcio encontra-se no pagamento livre de juros, pois não há a cobrança. Além disso, as administradoras de consórcios oferecem um parcelamento integral e uma diversidade de prazos para o pagamento, o que ajuda o consorciado e facilita para que ele integre e participe no consórcio. 

2. Investimento seguro 

Se o interesse do indivíduo encontra-se em investimento, o consórcio também caracteriza-se por ser uma forma de investir com mais segurança e economia. Em relação aos investimentos, os imóveis são os que ganham na preferência do público, pois têm mais seguranças e auxílios.  

3. Sem complicações 

Somado à facilidade no pagamento, o consórcio é essencialmente atrativo pelos poucos obstáculos que os integrantes têm, tanto para entrar quanto para receber os benefícios. Assim, uma maior flexibilidade e menor desigualdade entre os participantes é possível de ser encontrada nesse tipo de serviço. 

4. Possibilidade de acelerar a conquista 

O sorteio é também uma possibilidade de obter créditos para conseguir alcançar o bem ou o serviço tão desejado. Além disso, no consórcio, há a opção de acelerar a contemplação, principalmente quando há um planejamento financeiro.

Publicidade - OTZAds

Como ser contemplado no consórcio? 

É possível conquistar mais rápido a contemplação por meio de pagamentos regulares, além de avaliar a entrada em um grupo já em andamento, conhecer bem os participantes, pagar por um lance embutido e, o principal de tudo, ser persistente. Apesar de entender o funcionamento de um grupo no consórcio, ter paciência pode ser a melhor solução para conquistar o que deseja.

Destaque para o consórcio imobiliário 

Por ser um dos consórcios mais requisitados, a área de imobiliários não é apenas interessante pelo fato de muitos brasileiros quererem realizar o sonho da casa própria, mas também pelo crescente interesse no investimento em imóvel. As vantagens que citamos anteriormente também se aplicam ao consórcio imobiliário, somado a grande liberdade que o consorciado tem ao optar pelo imóvel. O indivíduo pode escolher a forma que mais se adequa ao perfil: imóvel construído, na planta, um terreno, em construção ou em reforma. 

Para aderir nesse e nos demais tipos de consórcio, é essencial ter um planejamento para que as vantagens sejam exploradas ao máximo e a conquista do bem ou serviço seja facilitada. Por isso, a dica que daremos a seguir é essencial!

Um comentário

Deixar uma resposta