Pular para o conteúdo
Início » Bolsas integrais para cursos de graduação e idiomas – Educa Mais Brasil – Confira.

Bolsas integrais para cursos de graduação e idiomas – Educa Mais Brasil – Confira.

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão – MEXT, principal programa de bolsas de estudo do país, está com inscrições parcialmente abertas para estudantes internacionais. A edição 2022 do programa disponibiliza cursos de graduaçãoidiomascultura japonesa, escolas técnicas superiores, cursos profissionalizantes e treinamento para professores do ensino fundamental ou médio.

As bolsas de estudo ofertadas pelo Japão estão disponíveis para todas as áreas do conhecimento, como tecnologia, ciências humanas, Direito e Economia. Além da isenção das anuidades dos cursos, as bolsas de estudo MEXT garantem passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e ajuda de custo para manutenção do estudante no país no valor médio de 3 a 5 mil reais por mês, a depender do nível da bolsa e local de residência do candidato.

Pré-requisitos de inscrição

Os brasileiros interessados pelos cursos devem realizar sua inscrição através dos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, bem como por meio de recomendação das universidades japonesas. Cada modalidade possui seus pré-requisitos de inscrição, no entanto, brasileiros com dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para estas bolsas.

Confira a seguir algumas bolsas ofertadas pelo MEXT:

  • Graduação – Inscrição prevista para junho de 2022

Os cursos são direcionados para estudantes com ensino médio completo que desejam estudar uma graduação numa universidade japonesa. As áreas disponíveis são: ciências naturais, sociais e humanas. Os cursos têm duração de cinco anos, onde é necessário ter entre 17 e 24 anos para ser admitido, além de apresentar domínio da língua inglesa ou japonesa.

  • Escola técnica – Inscrição prevista para junho de 2022

A Escola Técnica no Japão disponibiliza cursos de qualidade nos mais diferentes segmentos da engenharia e ciências tecnológicas. As bolsas têm duração de 4 anos, e estabelece como pré-requisito o domínio do inglês ou japonês.

  • Curso profissionalizante – Inscrição prevista para junho de 2022

Os cursos profissionalizantes têm curta duração, onde o estudante pode concluir em até 3 anos nas seguintes áreas: nutrição, administração e tecnologia. O objetivo das escolas profissionalizantes é inserir os jovens no mercado de trabalho de forma mais rápida. Para esta modalidade é preciso ter entre 17 e 24 anos, ter concluído o ensino médio e bom domínio de inglês e japonês.

Cursos de Idiomas | Educa Mais Brasil 

Para concorrer a qualquer modalidade das bolsas do MEXT é imprescindível ter fluência na língua inglesa ou japonesa. Por isso, que tal se preparar com a ajuda do Educa Mais Brasil? O programa mantém parceria com as melhores escolas de idiomas do país e pode te ajudar a garantir uma bolsa de estudo de até 70% de desconto no seu curso de línguas

Marcações: