Pular para o conteúdo
Início » Curso Técnico em Guia de Turismo – SENAC EAD – Como fazer? Confira

Curso Técnico em Guia de Turismo – SENAC EAD – Como fazer? Confira

O Técnico em Guia de Turismo é o profissional responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional.

Esse profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas. Apresenta e organiza roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.

O profissional pode atuar em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Duração
800 horas – 13 meses

Videoaulas, que ficam disponíveis para serem acessadas de onde o aluno preferir, a qualquer momento. Alinhado à última atualização da legislação do ensino a distância, esta mudança proporciona a liberdade de assistir a maioria das aulas presenciais dos cursos técnicos do Senac EAD de onde o estudante estiver. Semanalmente, há momentos de interação on-line diretamente com os tutores. 

Encontros presenciais no Polo, no qual o tutor está presente para ministrar atividades, como aulas práticas. Os encontros presenciais deste curso ocorrerão em data a ser agendada pelo Polo.

Importante: Este curso possui visitas e viagens técnicas obrigatórias que serão realizadas ao longo do curso. Estas práticas são obrigatórias conforme Deliberação Normativa nº 427, de 04 de outubro de 2001 do Ministério do Turismo, e podem acontecer aos finais de semana.

Na semana inicial do curso ocorrerá a aula inaugural, por meio do Encontro Conectado, no qual os alunos interagem com o tutor, em tempo real, em uma webconferência. O link para participação estará disponível na sala de aula virtual.

Flexibilidade: Estude de onde quiser!

Siga o cronograma disponível em cada unidade curricular e organize a sua agenda de estudos, contando com o apoio dos seus tutores EAD, dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Possuímos suporte técnico, segurança da informação e diversos canais de comunicação, como fórum de dúvidas e mensagens individuais.

Certificação

Aos estudantes que concluírem com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular do curso Técnico em Guia de Turismo e comprovarem a conclusão do Ensino Médio, é conferido o Diploma de Técnico em Guia de Turismo, Nível Médio – Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. 

Importante:Este curso proporciona o registro no CADASTUR e habilita para as seguintes categorias:
Guia regional: o profissional pode atuar no estado em que realizou o curso;
Guia de Excursão Nacional e América do Sul. 

Quanto aos diplomas dos alunos de EAD, a lei garante que têm o mesmo valor que os presenciais, sendo aceitos sem distinção. Os certificados possuem validade nacional.

PRÉ-REQUISITOS

Público alvo

O curso Técnico em Guia de Turismo é destinado a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e desejam aprender uma profissão ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Pré-requisito

Idade mínima: 17 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o 2° ano do Ensino Médio

Documentação

Documento de identificação (RG e CPF e/ou CTPS); 
Cópia simples do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio, acompanhado do original;

O QUE VOU APRENDER

Módulo I

Estruturar roteiros e itinerários turísticos
Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos
Projeto Integrador 

Módulo II 

Conduzir visitantes na realização dos roteiros e itinerários turísticos
Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos
Prestar informações turísticas no contexto local e regional
Projeto Integrador 

Módulo III 

Prestar informações turísticas no contexto nacional e América do Sul
Assistir visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos
Projeto Integrador