Pular para o conteúdo
Início » Senac abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação

Senac abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem inscrições abertas para vários cursos gratuitos de qualificação profissional com certificado. O treinamento é oferecido pelo Programa Independente do Senac, com programas nas áreas de Gestão, Logística e Recursos Humanos.

No total, o Senac oferece mais de 5.000 vagas em todo o território. As inscrições estão abertas até 6 de junho e podem ser feitas no site da organização.




Aqueles do Brasil com uma renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos são elegíveis para participar. Para ser elegível para o certificado de conclusão, é necessário ter um desempenho igual ou superior a 70% na avaliação final do curso gratuito de EaD do Senac.

Antes da inscrição, o candidato deve estar ciente das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e garantir que ele preencha todos os critérios exigidos.

A seleção dos candidatos será feita com base nos seguintes critérios

  • a) seleção por Estado;
  • b) seleção para o curso oferecido, de acordo com a disponibilidade de vagas;
  • c) categorização de acordo com a ordem de matrícula do candidato no curso; e
  • d) prova de conformidade com a documentação necessária para a inscrição.

O preenchimento das vagas do curso será estritamente de acordo com os critérios de categorização até que o número de vagas disponíveis em cada curso seja atingido.




O candidato deve preencher os questionários com as informações dos documentos solicitados e oferecer a “aprovação” durante o registro:

  • Formulário de inscrição no PSG;
  • Autodeclaração de renda
  • Prazo de compromisso; e
  • Prazo de inscrição (somente para cursos gratuitos).

O “consentimento” do candidato implicará em responsabilidade direta pelas informações preenchidas nos documentos. Assim que o candidato completar e der o “consentimento”, provando o cumprimento de todos os documentos exigidos, a inscrição será processada e o candidato será notificado pela correspondência eletrônica relatada.

O calendário com as datas de inscrição e início do curso será mostrado na guia “Sobre o curso” de cada programa. Os lugares dependem da disponibilidade dos Estados.

Confira os cursos gratuitos oferecidos pelo Senac