Pular para o conteúdo
Início » Senac e Pronatec 2022 – Cursos Técnicos Inscrições – Reconhecidos pelo MEC

Senac e Pronatec 2022 – Cursos Técnicos Inscrições – Reconhecidos pelo MEC

O Pronatec é uma das melhores opções para quem pretende se qualificar e aumentar as chances de conseguir emprego. O programa, lançado em 2011 pelo governo federal e que oferece milhões de vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil, está passando por uma reformulação, para continuar a proporcionar estudo a quem não tem condições de pagar.

Recentemente, o governo anunciou o lançamento do Programa Novos Caminhos, por parte do Ministério da Educação, que vai substituir o Pronatec a partir de 2020, trazendo novas opções para quem deseja ingressar no ensino técnico para aprender uma profissão.

Interessou-se por este novo projeto, que promete disponibilizar cursos grátis em todo o país, atendendo principalmente às pessoas de baixa renda? Então, fique ligado nas informações a seguir!

Programa Novos Caminhos

Substituto do Pronatec, o Novos Caminhos guarda algumas semelhanças com o antigo programa de formação profissional do governo, tendo o objetivo de incluir mais 1,5 milhão de vagas na educação profissionalizante e tecnológica até 2023.

Com os investimentos, a perspectiva do Ministério da Educação é de passar das atuais 1,9 milhão de vagas do Pronatec para 3,4 milhões de oportunidades em todo o Brasil, grande parte delas destinada aos cursos técnicos, que são o principal foco do projeto.

O Programa Novos Caminhos
Assim como a versão antiga, o novo programa previsto para estrear em 2020 deve ter parcerias com o Sistema S (Senai, Senac, Senar etc), a rede federal de ensino, a rede estadual e também a rede privada, disponibilizando qualificação em diversas áreas do conhecimento.

Com relação ao público atendido, o projeto atenderá, prioritariamente, os alunos matriculados no ensino médio, além dos jovens que não estão trabalhando nem estudando.

Cursos oferecidos

A lista de cursos do Programa Pronatec 2022  ainda está sendo definida pelo Ministério da Educação, mas de acordo com o órgão ela será focada nas principais demandas do mercado, para que todos os participantes tenham maiores chances de se empregar ao final dos estudos.

O governo também já informou que irá atualizar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, incluindo novas profissões com alta demanda no mercado atual, tendo foco em três eixos: Inovação e Empreendedorismo, Gestão e Resultados e Articulação e Fortalecimento.

No programa deverão ser oferecidos tanto cursos presenciais quanto cursos a distância 

Inscrições 2022/2023

As inscrições para o Programa Novos Caminhos ainda não têm data definida para começar. Especula-se que as primeiras vagas já devem ser disponibilizadas no próximos meses, mas por enquanto não há nenhuma confirmação oficial.

Os interessados em participar desta nova versão do Pronatec devem ficar atentos às informações divulgadas pelo governo, que vai liberar em breve os editais do projeto, trazendo a lista completa de cursos gratuitos, o número de vagas, as opções por cidade e estado, os detalhes sobre os requisitos e também as datas de inscrição.